quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Construção de cisternas amplia acesso à água em Boa Vista


A Prefeitura de Boa Vista implantou o programa de construção de cisternas nas comunidades rurais do município. Somente este ano, foram mais de 110 cisternas construídas com capacidade para 11.304 litros cada.

A construção das cisternas é realizada em mutirão, os moradores de cada sítio se responsabilizam por cavar o local onde será construída a cisterna e a prefeitura se encarrega pelo material, transporte e construção das unidades.

Iniciado em 2009 com a construção de 24 unidades de 9 mil litros, a prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais, aumentou os sítios atendidos com a infraestrutura para armazenamento de água e em 2010 foram mais 49 unidades construídas.

Com a implantação desse programa, a prefeitura de Boa Vista amplia o número de famílias com acesso à água de boa qualidade, evitando assim o gasto com a compra de água para consumo. "Estamos em busca de acabar com o déficit de cisternas no munícipio, já atingimos boa parcela da zona rural e com certeza esse programa irá continuar, ajudando a fixar o homem no campo" frisa Edvan Pereira Leite (PSDB).

O prefeito orgulha-se ainda de conseguir reduzir em 24% os custos da construção destas cisternas em relação aos custos para o governo federal. "Isso não significa baixa qualidade do material, mas sim uma economia que é revertida em mais unidades construídas. Já foram mais de 180 unidades e haverá muito mais" revela Edvan Leite.

Os sítios Alto Bonito, Cacimba Nova, Caluête, Farinha, Lajes, Malhadinha, Mônica, Olho D'Água, Ovelhas, Poço de Pedra, Poço do Juá, Riachão, Riacho do Açude, Riacho Fundo, Roçado do Mato, Santa Rosa, Santo Antônio, São Bento, São Joãozinho, São Pedro, Serrota e Urubu já possuem cisternas construídas nesta gestão, com unidades ainda em construção e projetos para mais cisternas.

As cisternas são abastecidas com recursos da Prefeitura de Boa Vista, sendo destinados mais de R$ 20 mil para o transporte da água de boa qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário