
Em breve, o município de Soledade na Paraíba passará a dispor de coleta seletiva de resíduos sólidos. Esta é mais uma etapa na implantação do plano municipal de resíduos sólidos, conforme estabelecida pela Lei Federal 12.305/2010.
Há cerca de dois anos a Prefeitura de Soledade e o Promotor de Justiça José Farias vem intensificando as ações para a implantação de uma gestão sustentável de resíduos sólidos em Soledade.
Essa implantação faz parte de uma ação desenvolvida pelo Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (CAOP), que está dando suporte técnico aos municípios do Estado, sendo que Soledade será um dos primeiros a executá-la.
Nesta quinta – feira (19) às 14 horas na Câmara de Vereadores de Soledade ocorre mais um encontro para execução de mais uma etapa importante para implantação do plano municipal de resíduos sólidos.
De acordo com o coordenador do CAOP do Meio Ambiente, promotor José Farias, a implantação da política prevê a participação da população, sendo necessárias ações educativas em primeiro lugar. “Sem a efetiva participação da população não dará certo em nenhum município”.
José Farias explica que a educação é um passo importante porque a lei federal obriga a coleta seletiva e, para que isso aconteça, os moradores devem fazer a separação entre o lixo seco e o molhado nas suas casas. “A coleta seletiva não é mais voluntária. É preciso faz a separação nas casas, e, para isso, é necessário trabalhar com a comunidade na educação, mudar comportamento”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário