terça-feira, 3 de abril de 2012

No Campus Sumé: Inaugurações e uma maratona de atividades marcou a última sexta-feira no CDSA


A última sexta-feira, 30, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Campus Sumé, foi marcada por uma maratona de atividades que incluíram inaugurações de novos ambientes e visitas a setores e projetos em desenvolvimento no Centro. O evento teve a participação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, do diretor do Centro, Márcio Caniello, assessores, professores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada e autoridades.

Durante a manhã foram inauguradas a Praça da Cidadania e o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, e em seguida foi realizada visita ao Núcleo de Produção Agropecuária do CDSA, oportunidade em que a coordenadora Ana Cristina Lisboa fez a entrega do Plano de Negócios do Nupagro ao reitor Thompson Mariz. A programação da manhã seguiu com a visita ao perfil de solos, aos laboratórios de Ecologia e Botânica e de Solos, ao viveiro de mudas e encerrando com o lançamento da pedra fundamental do Núcleo de Bioengenharia do Semiárido e inauguração da sala de monitoria, sala de professores e laboratórios de física e matemática aplicada e de informática.

À tarde, a programação continuou com a inauguração da Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição (Escola para surdos) – fruto do projeto do CDSA intitulado “Assessoria Pedagógica para a Implementação da Escola Municipal Bilíngue de Surdos de Sumé". Na oportunidade foi sancionada a Lei Municipal de criação da Escola e assinada a Carta de intenções para Cooperação Institucional entre a Prefeitura de Sumé e a UFCG, pelo prefeito do município Francisco Duarte da Silva Neto, pelo reitor Thompson Mariz e pela secretária de Educação, Betânia Macêdo. Em seguida, o prefeito de Sumé, Neto, o reitor Thompson Mariz e o diretor Márcio Caniello visitaram as instalações do Centro de Formação da Agricultura Familiar, e o Observatório de Educação Campo, no CDSA.

A agenda continuou com a realização de uma reunião do reitor Thompson com os professores e técnicos administrativos do CDSA e visitas a Fazenda Experimental do CDSA, aos projetos de Melhoramento da Caatinga através do povoamento com mudas de Umbuzeiro e de implantação do programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável) realizado em parceria com o Sebrae. A programação foi encerrada com as inaugurações da Central de Aulas I e da Biblioteca do Campus e a visita à sede do Núcleo de Didática do Conteúdo Específico – Nudce, quando foi apresentado ao reitor, a proposta do Projeto Olímpico.

O dia de atividades foi finalizado na parte da noite, com a apresentação do Coral Universitário do Cariri – Cuca e realização de sessão de livre de música (Jan Session) no Núcleo de Extensão Cultural.

Para o diretor do CDSA, Márcio Caniello, foi um momento intenso e proveitoso. “Apresentamos o trabalho que vem sendo realizado no Campus pela Direção e pelos docentes que estão empenhados na proposta do Centro, elevando o nome do CDSA a posição de destaque na região e no campo acadêmico”. “Nosso Centro é uma obra viva”. “Agradecemos o empenho dos professores, técnicos e as parcerias, que têm contribuído para o crescimento do CDSA”.

"Estou satisfeito com o que vi no campus, pela intensidade e pelo envolvimento das pessoas com os projetos que fazem parte, não só os professores, como alunos, técnicos e a própria administração. Todos tomaram para si a construção do campus", destacou o reitor Thompson Mariz. "Tudo aqui é muito intenso e a vontade de superar as adversidades é crescente, esse é o vanguardismo que está no DNA do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido".

0 comentários:

Postar um comentário