sexta-feira, 2 de setembro de 2011

- Município de Livramento realiza primeira conferência voltada para a juventude





Com a população jovem crescendo em todo pais, no município de Livramento não é diferente e este crescimento é visível, para ouvir suas reivindicações e propostas a secretária municipal de Educação e Cultura, realizou a primeira conferência voltada para a juventude. O evento foi realizado no dia 31 de agosto, iniciado ás 8h no Palhoção do Povo.
A I Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude teve o tema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, que estará dividido em três subtemas: primeiro juventude - democracia, participação e desenvolvimento nacional; segundo plano nacional de juventude – prioridades 2011/2015 e terceiro articulação e integração das políticas publicas de juventude.

O objetivo da conferencia foi divulgar, debater e avaliar os parâmetros e as diretrizes da Política Nacional de Juventude; indicar prioridades de atuação do Poder Público na consecução da Política Nacional da Juventude; apresentar subsídios para a estruturação do Sistema Nacional de Juventude e por último, propor e fortalecer mecanismo de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil no âmbito das Políticas Públicas de Juventude.

A abertura da conferência contou com representantes do executivo municipal na pessoa da secretária de saúde Aureliana Oliveira, secretária de Educação Maria de Fátima Brito, presidente do conselho tutelar Djanilson Sousa Brito, o Legislativo municipal estava representado pela a vereadora Socorro Sousa.

A anfitriã do evento a secretária de Educação iniciou agradecendo a Deus por aquele momento, “é hora de refletir as atuais políticas públicas voltada para os jovens, e digo os gestores tem se preocupado com a classe, e a prova disso é o investimento em educação superior, que destaco o Pólo da UAB em Livramento, que muita gente não percebe esse tipo de política educacional”, disse.

Já a secretária de saúde Aureliana representado o prefeito Jarbas, foi enfática em dizer, “a juventude é quem muda o pais ”. E a acrescentou, “precisamos de lazer, sim, mais a mudança só será feita através da educação, como forma de política futurista e a conferencia abre espaço para os jovens elencarem suas propostas”.

A conferência teve como conferencista o segundo sargento da policia militar da Paraíba, professor de educação física e mestrando em educação física Jonilson Brito de Souza, ele que desde 2001 é instrutor do PROERD ( Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência).

Jonilson destacou que a conferência é o momento dedicado aos jovens, para discutir propostas nas áreas de saúde, esporte, lazer e segurança. “Aqui eles têm a liberdade de mostrar sua opinião, a qual poderá ser absolvida e ser reconhecida em nível nacional”, frisou.

As reivindicações dos jovens em destaque estiveram voltadas para as áreas de esporte, segurança e lazer, mais houve boas propostas para a saúde.

Durante a I Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude, foi realizada eleição para eleger quatro delegados( dois do Poder Executivo e dois sociedade civil organizada), que representará o município na II Conferência Estadual de Políticas da Juventude, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário