Dando continuidade as ações para comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de Abril), os estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé organizaram atividades diversificadas ao longo da semana.
Como parte desse trabalho, as escolas do município de Sumé receberam as equipes de universitários para tratarem sobre as práticas de uso e manejo do solo. Na oportunidade os estudantes das disciplinas de Solos e voluntários do projeto de extensão Solo na Escola/UFCG, coordenado pela professora Adriana Meira Vital, orientaram os alunos do município sobre a necessidade de conhecimento deste recurso natural fundamental a manutenção da vida.
As ações também se estenderam à população por meio de conversas nas barracas armadas no centro da cidade de Sumé, onde foi feita a distribuição de cartilhas sobre sustentabilidade ambiental. As ações se estendem nesse final de semana e até a segunda-feira, 16 de abril, com visitas às escolas das comunidades rurais das cidades vizinhas.
As equipes também participaram de entrevistas nas rádios locais e de cidade circunvizinhas a Sumé, tendo como foco sensibilizar a população para a necessidade de conhecer o solo e valorizar este recurso natural.
Para Macelly Maciel, estudante do 1º período de Agroecologia, “a experiência tem sido excelente por oportunizar o contato com as crianças e com a comunidade”. Ela destacou que as crianças participam ativamente, “mostrando-se interessadas e contribuindo com suas vivências”. “É muito bom poder compartilhar um pouco do que aprendemos em sala de aula com a comunidade”.
(Rosenato Barreto – Com informações Adriana Vital)
0 comentários:
Postar um comentário