sábado, 31 de março de 2012

Depois de perderem o Garantia Safra, agricultores serra-branquenses poderão ficar sem sementes


Depois de terem conhecimento de que não iriam receber o Garantia Safra, os agricultores de Serra Branca podem ser supreendidos com mais uma péssima notícia.

Há aproximadamente 15 dias, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – SEDAP, a região do Cariri recebeu as sementes de milho e feijão, destinadas aos agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2011/2012.

O recebimento se deu através da Emater, que tem a sede regional em Serra Branca, entretanto o município por não dispor de um local adequado para o armazenamento das sementes, estas foram remetidas para Monteiro e a partir daí distribuídas para os municípios.

Em Serra Branca, a Secretaria de Agricultura se incumbiu de buscar as sementes de milho e feijão e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS coube a distribuição aos agricultores.

Por orientação da SEDAP, a distribuição deveria ser feita em até 03 dias, após o recebimento das sementes considerando o período agrícola da região do Cariri (classificada com setor 01: de janeiro a março).

Chegado o final de março e observando a não distribuição das sementes, a SEDAP oficializou o recolhimento das sementes, que serão encaminhadas a outra região.

Os responsáveis

Segundo a presidenta do CMDRS, Lurdinha de Zéo, a distribuição ficou na responsabilidade de uma comissão formada pelo secretário Leonaldo Farias, o vereador Hércules Holanda e o técnico da Emater local, Ivo Leônio.

O vereador Hércules justificou que estavam discutindo com os presidentes de associações rurais a melhor forma de distribuição das sementes, inclusive com a participação direta das associações.

Ivo Leônio disse que apesar do atraso no processo, e considerando que as chuvas também atrasaram, o conselho irar emitir relatório a SEDAP justificando os motivos do atraso na distribuição, e fazê-la até o limite do prazo, dia 31 de março.

No Meu Cariri

0 comentários:

Postar um comentário