quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Campina Grande realizará Concurso Rainha da Borborema de Bandas Marciais e Fanfarras


O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes, é um grande entusiasta das bandas marciais da Paraíba. Ele apóia a iniciativa da Associação das Bandas Marciais e Fanfarras do Agreste Paraibano, uma instituição sem fins lucrativos, constituída e reconhecida de utilidade pública Lei municipal Nº 4.461 de 26 de outubro de 2006. A entidade realizará no dia 16 o Concurso Rainha da Borborema de Bandas, dentro do calendário oficial. O local será à Av. Severino Cruz (as margens do Açude Velho), pela manhã: 08h00 às 12h30 e à tarde de 14h00 as 20h00.

Segundo Nelson, o talento musical dos paraibanos tem sido comprovado a cada ano, pelos inúmeros festivais de música, concertos, encontros de bandas e de corais além de cursos de música promovidos em nosso estado.


O Concurso Rainha da Borborema de Bandas é um evento que vem para fortalecer nosso seguimento já que a mais de duas décadas Campina Grande não promove um evento deste tipo. O Estádio “Presidente Vargas” já foi palco de vários concursos de banda nos anos 60, 70, 80.


O evento tem o objetivo de estimular e fortalecer a cultura de Bandas na região, promover intercâmbio entre os integrantes, mediante competição sadia, aprimoramento dos métodos e técnicas, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.


A organização, direção, coordenação técnica e execução do evento, com sede à rua 15 de Novembro, 890 – Palmeira – Campina Grande/PB, tem à frente o presidente Lenilson Cavalcante. Na vice-presidência José Antônio M. Barreto. O e-mail da entidade abamfap@hotmail.com, podendo efetuar parcerias com instituições públicas e/ou particulares, celebrar contratos e/ou convênios, visando o patrocínio do referido evento.


O Concurso Rainha da Borborema de Bandas terá a participação de quatro categorias técnicas: Bandas de Percussão; Fanfarras com uma válvula; Fanfarras Simples e Bandas Marciais.


Serão organizadas em duas faixas etárias, Juvenil e Sênior. Uma competição que movimentará a cultura local no seguimento de bandas escolares e contribuirá para manter vivos os acordes. As bandas vencedoras de cada categoria receberão o troféu “Eneida Agra Maracajá”, homenagem a primeira secretária de Cultura de Campina Grande - PB.


Será indicada pela ABAMFAP uma comissão de oito pessoas que farão a organização e o cerimonial do evento. A entidade indicará uma comissão composta por oito pessoas, tecnicamente qualificadas, para análise da apresentação das bandas e lhes atribuirão notas em cada um dos quesitos julgados.


Serão entregues troféus aos três primeiros colocados de cada categoria técnica e etária. Um troféu extra para a corporação campeã geral (a que obtiver maior pontuação entre todas as categorias técnicas e etárias). Balizas e Corpos Coreográficos também serão premiados da mesma forma que as bandas. Certificados para todas as corporações participantes do concurso.

0 comentários:

Postar um comentário