O Fórum Permanente de Estudos Políticos da Universidade Federal de Campina Grande realizará na próxima sexta-feira, 2 de setembro, às 16 horas, na sala 15 do Centro de Humanidades, Campus Campina Grande, a conferência “Explosão da Violência no Nordeste: Dinâmica, Causas e Políticas Públicas”, que será proferida pelo professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Dr. José Maria Nóbrega.
De acordo com o professor conferencista “boa parte dos cientistas políticos acredita que a democracia brasileira está consolidada. Discordo deste diagnóstico. Eleições livres e idôneas não são suficientes para garantir democracia plena”.
Para Nóbrega, o foco nos direitos civis e no controle efetivo das instituições coercitivas pelos atores políticos eleitos pelo povo é outro componente fundamental para a consolidação democrática. “Com este argumento, a explosão da violência homicida no Nordeste se mostra como terrível óbice para o avanço de nossa (semi) democracia. Explicar as dinâmicas e causas das mortes por agressão no Nordeste aponta para as políticas públicas em segurança como fator de maior significância no controle e administração dos conflitos sociais”, explica.
0 comentários:
Postar um comentário