quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Blog do Rafael Maracajá: 'O julgamento de Veneziano e os velhos resultados'


Por Rafael Maracajá

Nessa terça feira, 13 de setembro, a população da Paraíba, especialmente de Campina Grande, assistiu um espetáculo que não merece nenhuma platéia, muito menos aplausos. A moral ficou envergonhada, o sentimento de justiça dilacerado, pois, todos sabiam o real resultado, o lugar da justiça não é o judiciário.

Com a agilidade e eficiência sempre ausentes em nosso sistema jurídico, após dois anos, a Corte Eleitoral da Paraíba derrubou a decisão de cassar um administrador público por um dos maiores escândalos eleitorais dos últimos anos. O cheque da saúde é a marca suja da campanha daquele que sonha em ser governador.

Estranho é o contraponto feito ao ex-governador Cássio Cunha Lima, cassado pelo mesmo Tribunal por executar um programa governamental, sofrendo as conseqüências do processo em tempo recorde, sendo destaque negativo em âmbito nacional.

Nunca votei em Cássio, muito menos em Veneziano, porém, esse julgamento traz uma reflexão para sociedade, para o judiciário e especialmente para classe política. O que é determinante na vida pública, ética, responsabilidade, decência, ou não existem mais valores suficientes para basilar um homem?

Além disso, é cada vez mais crescente que os sentimentos de justiça e moral estão se distanciando de forma convincente dos espaços públicos, porém, ainda não estão totalmente soterrados. Ainda podemos lutar enquanto sociedade para uma mudança dos nossos valores, sem esperar por determinadas estruturas.

0 comentários:

Postar um comentário