domingo, 21 de agosto de 2011

Combate à praga da cochonilha do carmim terá seminário em Campina Grande


Atendendo a proposta do deputado Romero Rodrigues, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, realizará no dia 09 de setembro, em Campina Grande, uma Reunião Técnica para tratar sobre medidas de controle da praga Cochonilha do Carmim.

Logo no início do seu mandato, Romero Rodrigues foi procurado por produtores paraibanos de palma forrageira, que é uma importante fonte de alimento para o rebanho nordestino, preocupados com a praga da Cochonilha do Carmim, que ameaça dizimar esse cultivo, causando prejuízos sociais e econômicos incalculáveis.


O deputado fez apelos ao Ministério da Agricultura, por meio de pronunciamento e de requerimento de indicação, que de imediato designou o Departamento de Sanidade Vegetal, por meio de seu diretor Cósam de Carvalho Coutinho, para dar início às ações para a prevenção e o controle da Cochonilha do Carmim.

Romero, na primeira reunião realizada para tratar do tema na sede do Ministério, sugeriu a realização de um Seminário, em que fosse mostrada a extensão do problema nos vários Estados da Região Nordeste e Minas Geais, os resultados das últimas pesquisas sobre as formas de combate à Cochonilha e a definição das políticas públicas a serem aplicadas para convivência e erradicação dessa praga, envolvendo todas as instâncias públicas e privadas que lidam com a questão.

O resultado dessas tratativas, será a realização desse evento de grande importância para a sanidade vegetal do país, que terá como cenário o auditório da Embrapa-Algodão, em Campina Grande e contará com as presenças de produtores rurais, cientistas, agricultores e autoridades ligadas à agricultura de todo o Brasil.

A programação preliminar do Encontro Técnico sobre Cochonilha do Carmim prevê em sua solenidade de abertura, pronunciamento de Hermes Ferreira Barbosa, superintendente da Secretaria Federal da Agricultura da Paraíba, de Cósam de Carvalho Coutinho, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Diretoria do Ministério da Agricultura e do deputado Romero Rodrigues.

O encontro prevê ainda, em sua parte técnica, palestras sobre os “Avanços Científicos Obtidos no Controle da Cochonilha do Carmim na Paraíba, a ser proferida por Edson Batista Lopes, da EMEPA/PB; “Controle Biológico da Cochonilha do Carmim”, ministrada por Carlos Alberto Tuão Gava, da Embrapa Semiárido e da Palestra “Seleção de Variedades de Palma Forrageira Resistentes à Cochonilha do Carmim”, por Djalma Cordeiro dos Santos, do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA/PE.

Além disso, serão mostradas as principais ações desenvolvidas pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal do Nordeste e parte de Minas Gerais, e logo após o que serão discutidas as propostas que farão parte da Carta de Campina Grande, contendo as conclusões desse importante evento.

Romero Rodrigues elogiou a iniciativa do Ministério da Agricultura em “acatar prontamente a sugestão apresentada” e disse “que esse Encontro Técnico pode ser considerado um marco na luta no combate à praga da Cochonilha de Carmim, que ameaça principalmente aos pequenos agricultores do país”.

A palma forrageira, planta de origem mexicana, atualmente está bem adaptada ao ambiente da região semiárida do Nordeste brasileiro. É uma importante fonte de alimento para o rebanho nordestino, principalmente em épocas secas.

Em 1998, no município de Sertânia, Pernambuco, foi observada a presença de uma cochonilha que, pela primeira vez, causou sérios danos à palma forrageira e, desde então, esta tem se tornado uma praga importante do ponto de vista econômico, em alguns estados do Nordeste. A praga deixa a planta debilitada, provocando o amarelecimento, seca e morte das raquetes em curto espaço de tempo.

0 comentários:

Postar um comentário