Foi lançado na última terça-feira na cidade de Taperoá um dos mais importantes instrumentos culturais da região a partir de agora, o Pontão de Cultura – Cariri Território Cultural. O projeto, patrocinado pelo Ministério da Cultura e que contará com a atuação de diversos parceiros, atuará nos 37 municípios da região e terá como sede quatro cidades: Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão.
Segundo a coordenadora do Pontão, Alice Monteiro, o grupo terá como foco de atuação quatro eixos, que serão trabalhados ao longo dos próximos anos: a Comunicação, o Audiovisual, Saberes e Fazeres e a Memória cultural.
Estão previstas oficinas de música e dança, a implantação de um conservatório de música, a composição de um grupo de jovens multiplicadores e a criação de um inédito Observatório da Memória. Esse observatório terá como ponto de apoio os municípios sedes, mas atuarão com a finalidade de resgatar a memória cultural dos 37 municípios do Cariri. Segundo Alice Monteiro, um portal online será produzido por jovens caririzeiros e nele será armazenado a história de cada município.
Ainda está previsto no projeto a implantação de um conservatório de música do Cariri, onde serão adquiridos instrumentos de uma orquestra sinfônica que atuará de forma itinerante pelo Cariri.
Participaram da solenidade de lançamento do Pontão do Cariri, em Taperoá, o secretário de Cultura do Estado, Chico César, o secretário da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista; Rosa Correia, representante do SEBRAE e várias outras autoridades dos municípios.
De Olho no Cariri junto com Galera Vip PB
0 comentários:
Postar um comentário