quinta-feira, 27 de setembro de 2012

INSS lança cartilha em cordel para falar sobre direitos dos trabalhadores rurais


A Superintendência Regional do INSS no Nordeste e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS na Paraíba lançam, nesta sexta-feira (28), a cartilha “Previdência em Cordel”. O evento acontece na Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag (Rua Rodrigues de Aquino, nº 722 – Jaguaribe), a partir das 10h.
A cartilha tem como objetivo dialogar com os trabalhadores rurais que representam 53% dos beneficiários do INSS na Paraíba. Através de uma linguagem acessível em que se utiliza da rima e do ritmo, o cordel da Previdência apresenta de forma clara e acessível informações importantes sobre direitos e deveres dos trabalhadores. 
O lançamento da cartilha acontece integrado ao I Encontro Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais na Paraíba, promovido pela Fetag, com expectativa de público de mais 300 pessoas. A Assessora Jurídica da federação, Geane Lucena, destaca que esse é um momento importante e lembra que a linguagem de cordel é apropriada e envolvente para dialogar o público rural. “O baixo índice de escolaridade no campo, muitas vezes impede que os trabalhadores rurais conheçam os seus direitos”, ressaltou. 
Essa iniciativa da cartilha é pioneira no Brasil. Nasceu no Nordeste e está sendo lançada em várias cidades. João Pessoa é a primeira capital a lançar esse projeto. Segundo o gerente Executivo do INSS em João Pessoa, José Antonio Cavalcanti, o serviço público tem caminhado na perspectiva de diálogo, de acesso às informações e de reconhecimento dos direitos dos cidadãos. “O cordel é forma respeitosa de tratarmos os cidadãos que vivem no campo, valorizando a sua identidade e a sua cultura.”, ressaltou. 
Paraíba Mix com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário