domingo, 10 de julho de 2011

Vereador reclama de situação que se encontra o matadouro público de Tenório



É deplorável a situação do matadouro público da cidade de Tenório, localizada a oeste do Estado da Paraíba, na divisa com o Rio Grande do Norte.

O jornalista Heleno Lima esteve no local, na tarde deste sábado (9), e pode comprovar que ali a higiene é zero.

Enquanto duas mulheres cortavam a carne de um boi abatido no matadouro, vários cachorros as cercavam e, de vez enquanto, abocanhavam um pedaço de carne ou um osso e sai correndo.

Além dos animais, podemos perceber sangue por toda parte, inclusive no teto. Os couros dos animais abatidos, são amontoados no local onde deveria funcionar uma cozinha e, segundo o vereador, Manuel Varelo (PDT), que nos acompanhou na visita, passam dias ali, provocando uma fedentina grande, até ser recolhido por um comprador.

Os dejetos que saem do matadouro vão direto para dentro do açude principal da cidade, que fica ao lado e serve de praia para a população tomar banho e curtir um lazer. Não há nenhuma espécie de tratamento.

Manuel também conta a nossa reportagem que por ali são deixados ossos velhos e os chifres dos animais abatidos, o que incomoda os moradores da rua Luis Marinheiro e adjacências.

Além disso, a infra estrutura do matadouro é precária e o prédio está, literalmente, caindo aos pedaços.

Ele disse que já usou a tribuna da Câmara, assim como outros colegas de parlamento, para tratar do assunto e cobrar providências. No entanto, a vigilância sanitária do município fez ouvido de mercador e não tomou nenhuma providência.

“Essa carne é consumida pela população e pode trazer risco à saúde dos tenorenses e visitantes que se alimentam aqui. Precisamos tratar desta questão o mais rápido possível, pois é um caso de saúde pública. Eu e alguns colegas já debatemos o assunto na tribuna da Câmara. Mas infelizmente, nenhuma atitude foi tomada. Sendo assim, terei que levar o caso ao conhecimento do Ministério Público”, defende Manuel.

0 comentários:

Postar um comentário