sexta-feira, 15 de julho de 2011

Secretarias de Saúde e Assistência Social de Parari promovem conferências


Discutir políticas públicas e apresentar propostas para melhorar a qualidade de vida de idosos e da população em geral. Este foi o objetivo norteador da Prefeitura de Parari ao promover suas Conferências Municipais da Saúde e dos Direitos da Pessoa Idosa. Os encontros reuniram grande quantidade de pessoas e foram realizados no último dia 07 (o de Saúde) e nesta quinta-feira (14) o da Assistência Social.

Com o tema: “Todos usam o SUS, SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a Conferência Municipal de Saúde discutiu a gestão do Sistema Único de Saúde e a regionalização do setor, a política de saúde na seguridade social e a partir dos temas discutidos, os conferencistas elaboraram propostas que deverão ser apresentadas na 7ª Conferência Estadual, que acontecerá em setembro em João Pessoa.


Como destaque nas propostas apresentadas na plenária da conferência estão: o uso do cartão SUS como documento para quando os usuários foram aos estabelecimentos de saúde, PCCS para os funcionários da saúde, a elaboração de um calendário para atendimento ao público nas patologias que não sejam consideradas urgência e emergência e construção de passagens molhadas e de nível com o objetivo de melhorar o acesso de pessoas no período chuvoso.


Já na Conferência da Pessoa Idosa, o convidado de honra foi o Promotor do MP e Coordenador estadual da Equipe Especializada de Direitos Humanos e Cidadania, Dr. Valberto Cosme de Lira. Ele esteve em Parari discutindo as políticas de estado em defesa do idoso, os direitos da pessoa idosa e seu cumprimento e a necessidade de ações que comunguem para a melhoria na qualidade do serviço prestado ao idoso.


Na oportunidade, foram discutidos três eixos temáticos e ao final a aprovação de projetos que serão apresentados na conferência estadual. A Prefeitura de Parari investe na pessoa idosa a partir da criação do Grupo da Melhor Idade Reviver, da oferta de cursos, viagens recreativas, apresentações culturais, além de atendimentos de fisioterapia.


Ambas as conferências foram abertas pela prefeita Solange Aires Caluête, e contaram com as presenças dos secretários de saúde, José Sales, e Ação Social, Loya Caluête, e outras autoridades do município. Solange inclusive fez questão de participar de ambos os encontros, pois considera importantes fóruns de discussão e reflexão das práticas de desenvolvimento dos indicadores sociais da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário