quinta-feira, 24 de maio de 2012

Secretário de Ação Social de Sumé concede entrevista e fala sobre os projetos e dificuldades


Em uma breve entrevista o Secretário de Ação Social de Sumé, Sérgio Cordeiro fala um pouco da sua área de atuação e expõe algumas opiniões.
Confira:
1 - Quais as principais dificuldades encontradas na secretaria de ação Social?
     
Sérgio Cordeiro:
 A inserção, a prevenção, a promoção e a proteção dos cidadãos são os grandes desafios postos para a política de Assistência Social e compreendendo que o processo de erradicação ou combate da pobreza tem que ser ação conjunta das diversas políticas econômicas e sociais, e não somente da Política de Assistência Social, percebo que o grande desafio é o desenvolver de ações TRANSVERSAIS.
Outro desafio que aponto é a participação popular ou controle social de acordo com a Constituição e regulamentado pela LOAS, que na maioria das vezes na prática não é respeitada, ou seja, têm dificuldades em encontrar legitimidade.
            
2-Qual o papel da Secretaria de Ação Social?
Sérgio Cordeiro:
A partir do momento em que a Assistência Social foi definida constitucionalmente como política pública e componente da Seguridade Social, regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social, que a define como direito do cidadão e dever do Estado, a proteção social tem por objetivo a inserção, a prevenção, a promoção e a proteção, centrando-se na luta constante pela emancipação e exercício cidadania de seus usuários, nesse sentido a Secretaria de Ação Social não pode perder o foco de desenvolver seu plano de ação com o olhar para ações transversais e interdisciplinares dentro da estrutura político-administrativa municipal, voltada para a democratização e promoção da equidade social, utilizando-se de estratégias mediadoras que possam sobrepor a sistema capitalista.
3-Um dos principais projetos da sua secretaria é o Projeto de Olho no Futuro. Fale em linhas gerais deste projeto.
Sérgio Cordeiro:
Iniciado no ano de 2008, o Projeto De Olho no Futuro contou até o final do ano de 2010 com a parceria do Grupo Santander – Brasil, como integrante do Programa Amigo de Valor, e a Prefeitura Municipal de Sumé-PB, através da Secretaria de Ação Social. Funciona sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, que acompanha e fiscaliza a sua execução. Em 2011 a Prefeitura Municipal de Sumé garantiu sua continuidade e hoje contamos com o apoio do Banco do Brasil, através do Programa BB voluntário, o funcionário responsável do Banco do Brasil é o Sr. Mezzofani Pereira de Oliveira, gerente geral da agência de Sumé.
O Projeto tem por objetivo fortalecer a rede de proteção social a crianças e adolescentes em situação de ameaça ou violação de direitos, em especial aquelas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, oferecendo ações que possam contribuir para o restabelecimento do acesso a direitos sociais como cultura, esporte, lazer, atividades educativas e atenção psicossocial, colaborando para a restauração de danos pessoais e desenvolvimento de capacidades físicas, cognitivas, afetivas, artísticas e de socialização, bem como auxiliar na prevenção de violações e no combate a suas causas. Atendemos atualmente 150 crianças e adolescentes como também sua família.
4-Quais os meio eficazes de para alcançar uma melhoria social na Cidade?
Sérgio Cordeiro:
Quando se fala em melhorias sociais entendo que para conquistar tal feito se faz necessário compreender o cidadão enquanto sujeito de direito promovendo ações que o atendam de maneira integral, nesse sentido não basta apenas implementar os marcos legais, é imprescindível atribuir forma e concretizar as ações em um processo constante de Ação, Reflexão e Ação, reorganizando e reordenando as instituições que efetivam tais direitos, é importante estabelecer um diálogo permanente com os atores sociais construindo e reconstruindo as relações sociais que fomentam, reivindicam, fiscalizam, e operacionalizam. É fundamental conhecer ter vontade política para oferecer as condições materiais necessárias na garantia dos direitos, somente desta forma teremos as condições mínimas de vida e melhorias sociais. 
Queríamos aqui fazer um ‘’Toma lá da cá’’, digo um nome de uma personalidade e o senhor o define com uma palavra:
Sérgio Cordeiro:
Serra Branca: Frustrante
Ideologia: Equidade social
Cidadania: Direito
Jovens e adolescentes: Descoberta e desafiador
Sumé: Oportunidade e reconhecimento
Caititu, Catonho e Olho D Água Do Padre: Tecnologia X Identidade
Fernando Henrique Cardoso: Neoliberal e Privatizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Espero poder contribuir com o desenvolvimento social do município de Sumé, e aproveito para agradecer a confiança depositada em minha pessoa para conduzir os destinos da Secretaria Municipal de Ação Social, por ter uma postura apolítica município, a escolha Prefeito Dr. Neto foi meramente técnica o que transfere para mim uma responsabilidade maior, nos colocamos a disposição dos sumeenses para promovermos a transformação social necessária para uma melhor qualidade de vida dos usuários da Assistência Social.
“As palavras convencem, os exemplos arrastam”
Obrigado!
Sérgio Cordeiro de Sousa
Entrevista concedida ao Blog Cariri News

0 comentários:

Postar um comentário